analytics

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As geleiras estão derretendo três vezes mais rápido do que na década de 80!



As geleiras estão derretendo três vezes mais rápido do que na década de 80, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras, que é sediado na Suíça.
Os pesquisadores acompanham com atenção uma amostra de 30 geleiras em várias partes do planeta, e atribuem o fenômeno à mudança do clima da Terra.
“Nós vamos entrar em condições não vistas nos últimos dez mil anos, e talvez condições que a humanidade jamais experimentou”, disse Wilfried Haeberli, diretor do serviço.
Os dados são divulgados em meio à reunião do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC, em inglês), reunido desde segunda-feira em Paris.
Dos elementos geográficos da Terra, as geleiras são consideradas as mais sensíveis à elevação das temperaturas.
De acordo com o Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras, o derretimento provocou uma diminuição de espessura da amostra observada de 60 a 70 centímetros, em média, em 2005.
Isto representa 1,6 vezes mais do que a média anual durante a década de 90.
Se a tendência se mantiver, Haeberli acredita que várias geleiras vão desaparecer em décadas. Elas possuem normalmente dezenas de metros de espessura.
No ano passado, o Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras previu que os Alpes perderão 75% de suas geleiras durante este século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunidades


O mundo está em suas mãos