analytics

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Curiosidade sobre a natureza.




- No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niágara ficaram completamente congeladas.

- No Oceano Pacífico, existe uma fossa chamada Challenger que tem uma profundidade de 11.000 metros. A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest que mede 8.848 metros.

- Apesar do frio que se faz sentir no Polo Norte, seria impossível alguém apanhar uma constipação lá. O vírus da gripe gosta de ambientes um pouco mais amenos.

- O Mar de Sargaço não tem nenhuma linha costeira, ele está situado no meio do Oceano Atlântico, perto dos Açores. As suas águas são quentes limpas e azuis. O Mar é formado pela corrente do Golfo e pela corrente Equatorial Norte, que formam um círculo oval que roda no sentido dos ponteiros do relógio. O Mar de Sargaço também é conhecido como “o deserto flutuante”. Apesar de um terço do plâncton do Atlântico ser produzido aqui, não existem nutrientes suficientes para atraír os peixes.

- Cresce na Arábia Saudita uma planta cujo pó, resultante das folhas secas moídas, tomadas em pequenas doses, provoca um riso intenso e uma excitação que dura horas. Os pacientes caiem, depois, num longo e pesado sono e, ao acordarem, não se recordam do estado anterior. É a planta do riso.

- 28% da África é selvagem e não explorada.

- 38% dos EUA é selvagem e não explorado.

- A temperatura mais baixa alguma vez registada em ambiente natural foi de -89,4 ºC. Aconteceu na Antártida a 21 de Julho de 1983 e foi medida pela Estação Russa Vostok.

- A mais baixa temperatura POSSÍVEL é o zero absoluto, ou seja 0 Kelvin (-273,15 ºC). Estas temperaturas só podem ser atingidas em laboratório ou no Espaço. A temperatura é medida através da energia cinética das moléculas ou átomos de um objecto. Uma vez que o espaço não contém matéria, ele próprio não tem temperatura. No entanto, os átomos, moléculas ou partículas que flutuam no espaço podem chegar a uma temperatura de 2,724 K (-270,426 ºC).

- O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
- Alguns tipos de porco espinho têm 30.000 ou mais espinhos em suas costas.
- As folhas dos eucaliptos são venenosas para a maioria dos animais. Mas os coalas conseguem destruir esse veneno dentro do corpo deles, fazendo com que seja seguro comê-las.
- As lagartas dobram de tamanho a cada quatro ou cinco dias porque elas comem bastante.
- Quando dois besouros machos brigam, o vencedor é o besouro que consegue arremessar seu adversário.
- Pica-paus têm quatro dedos em seus pés. Dois na frente e dois atrás. Isso ajuda-os a subir e descer dos troncos das árvores.
- A tundra ártica abrange um décimo do total da superfície da Terra.
- O papagaio-do-mar é muito bom nadador e pode mergulhar a uma profundidade de 60 metros para olhar os peixes.
- A andorinha-do-mar pode viver por vinte anos. Isso significa que uma andorinha-do-mar pode voar 20 vezes ao redor do mundo durante toda sua vida.
- A fêmea do urso polar faz um esconderijo na neve onde ela dá a luz aos seus filhotes.
- As abelhas voam até 15 quilômetros para procurar mel quando saem de suas casas.
- Cabras da montanha podem saltar 3 metros de um lugar para o outro. Elas podem também andar facilmente em lugares de difícil acesso.
- O falcão peregrino é o animal mais rápido do mundo. Quando ele desce para capturar suas presas, ele pode chegar a uma velocidade de 270 quilômetros por hora.
- A maior ave que habita o mundo é a avestruz. O avestruz macho pode crescer 1,8 metros de altura e pesar 158 quilos – isso é maior que dois humanos adultos.
- A mellisuga mínima, que é uma espécie de ave, constrói o menor ninho de pássaro, que é o tamanho da metade de uma concha.
- As avestruzes botam os maiores ovos de aves. Cada ovo chega a pesar quase 1,5Kg.
- Alguns morcegos frutíferos têm asas que medem quase 6 metros de ponta a ponta.
- Os morcegos podem beber cerca de uma vez e meia seu peso corporal em sangue. Eles precisam comer, pelo menos, duas colheres de sangue todos os dias.
- A maioria dos insetos não usa a boca para emitir sons. Ao invés disso, eles esfregam suas asas ou pernas ao mesmo tempo para fazer barulho.
- O veleiro é o peixe mais rápido. Ele pode nadar a uma velocidade acima de 100 quilômetros por hora.
- O maior salmão é chamado de “chinook” ou rei. Ele pode crescer até mais de 5 metros de comprimento e pesar até 57 quilos. Quase tanto como um adulto.
- A enguia elétrica vive em rios da América do Sul. Eles produzem eletricidade suficiente para ascender 12 lâmpadas. Eles usam essa eletricidade para despistar suas presas.
- Alguns tipos de caranguejos que vivem em praias podem correr a uma velocidade de 16 quilômetros por hora.
- Se a estrela do mar perder um de seus braços, outro pode crescer no lugar.
- Quando o caranguejo eremita cresce de tamanho, ele precisa encontrar uma concha maior para viver.
- Cox´s Bazar, na Índia, é a mais longa praia do mundo. Ela tem 120 quilômetros de comprimento.
- Algas do mar gigantes são as plantas que crescem com maior rapidez em todo o mundo. Quando as condições são boas, elas podem crescer mais de 45 centímetros em um único dia.
- O “Sundarbans”, na Índia, é o maior mangue do mundo. Ele deságua no Rio Ganges e vai para o oceano Índico.
- Cientistas acreditam que alguns gigantes moluscos fazem seu próprio filtro solar. Ele cria uma substância que o protege da forte luz solar.
- Os maiores recifes estão na costa da Austrália. São mais de 2.000 quilômetros que formam o maior coral do mundo.
- Tubarões baleia são os maiores peixes nadadores do oceano. Eles geralmente crescem mais de 9 metros de comprimento.
- O camarão fêmea bota 10.000 ovos por vez e várias vezes ao ano.
- Os tubarões apareceram nos oceanos há 400 milhões de anos atrás.
- O maior animal do mundo é a baleia azul. Ela pode ter até 30 metros de comprimento.
- Cientistas descobriram que a lula é geralmente maior que a lula gigante. Uma das espécies de lula pode crescer até 19 metros, que é maior que dois ônibus juntos.
- O maior caranguejo do mundo é o caranguejo aranha japonês. Ele pode crescer 3 metros – isso é mais que duas vezes o tamanho de um humano adulto.
- Em 2006, a União de Conservação do Mundo publicou uma lista de 11.119 animais, plantas e fungos que podem ficar em extinção.
- O Yellowstone National Park, nos estados Unidos, foi o primeiro parque nacional do mundo. Ele foi criado em 1872.
- Mais da metade dos animais do mundo vive em florestas tropicais. E têm muitos outros tipos de animais esperando para serem descobertos nessas florestas.
- Embora muitos camaleões comam insetos, algumas espécies são grandes o suficiente para pegar e comer pássaros.
- A anta pode carregar até 10 vezes o seu próprio peso. É como um humano levantar um pequeno carro com a cabeça.
- Um tigre siberiano pode comer 100 quilos de carne em uma única refeição. É o mesmo que comer 400 hambúrgueres de uma vez só.
- A hiena é conhecida por dar risada por causa do barulho de sua gargalhada ou do jeito que ela "ri".
- A girafa tem um longo pescoço, mas apenas sete ossos nele - a mesma quantidade que as pessoas.
- O Chitá pode correr numa velocidade acima de 90 quilômetros por hora.
- O maior deserto quente do mundo é o Saara, no norte da África. É quase o mesmo tamanho dos Estados Unidos.
- Cientistas descobriram restos de escorpiões gigantes com mais de 5 metros. Esses pré-históricos monstros viveram 330 milhões de anos atrás.
- Os camelos têm sido utilizados para o transporte de mercadorias para o ser humano por mais de 4.500 anos.
- A lula gigante do Atlântico tem o maior olho do mundo. Cada globo ocular mede mais de 16 polegadas (de largura).
- O mais velho animal já encontrado foi um chipre islandês, um tipo de crustáceo (fruto do mar). Um exemplo viveu por 374 anos.
- Bactérias são tão pequenas que mais de um milhão delas (juntas) poderiam formar a cabeça de um alfinete.
-Os ursos têm uma baixa qualidade visual. Acredita-se que eles atacam pessoas pois se confundem, achando que se tratam de veados.
- Apenas nevou uma vez no deserto do Sahara, foi no dia 18 de Fevereiro de 1979.
- Todos os pinguins são míopes.
- A maioria dos ursos usam mais o braço esquerdo do que o direito.
-Os ursos polares são surdos.
-As estrelas do mar não têm cérebro.
-O elefante é o único animal que não pode saltar.
-Uma barata viverá 9 dias sem cabeça, antes de morrer de fome.
-Os olhos de uma avestruz são maiores que o seu cérebro.


Fontes: http://curiosidadesonline.wordpress.com/2009/02/27/curiosidades-sobre-a-natureza/
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/curiosidades.html

Animais de estimação emitem mais gás carbônico do que um carro !

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conseqüências da chuva ácida


Para a saúde

A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
Nas Casas, prédios e demais edifícios
A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
Para o meio ambiente

Lagos

Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
Florestas
A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.
Agricultura
A chuva ácida afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.

AQUECIMENTO GLOBAL


O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.

Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.

A calota de gelo ocidental da Antártida está derretendo a uma velocidade de 250 km cúbicos por ano, elevando o nível dos oceanos em 0,2 milímetro a cada 12 meses. O degelo desta calota pode fazer os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas pelo mundo e ilhas inteiras. Os resultados também são escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

O aquecimento global também acarreta mudanças climáticas, o que é responsável por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo. Só no ano passado, uma onda de calor que atingiu a Europa no verão matou pelo menos 20 mil pessoas. Os países tropicais e pobres são os mais vulneráveis a tais efeitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarréia e 2% dos de malária em todo o mundo. Esse quadro pode ficar ainda mais sombrio: alguns cientistas alertam que o aquecimento global pode se agravar nas próximas décadas e a OMS calcula que para o ano de 2030 as alterações climáticas poderão causar 300 mil mortes por ano.

As geleiras estão derretendo três vezes mais rápido do que na década de 80!



As geleiras estão derretendo três vezes mais rápido do que na década de 80, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras, que é sediado na Suíça.
Os pesquisadores acompanham com atenção uma amostra de 30 geleiras em várias partes do planeta, e atribuem o fenômeno à mudança do clima da Terra.
“Nós vamos entrar em condições não vistas nos últimos dez mil anos, e talvez condições que a humanidade jamais experimentou”, disse Wilfried Haeberli, diretor do serviço.
Os dados são divulgados em meio à reunião do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC, em inglês), reunido desde segunda-feira em Paris.
Dos elementos geográficos da Terra, as geleiras são consideradas as mais sensíveis à elevação das temperaturas.
De acordo com o Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras, o derretimento provocou uma diminuição de espessura da amostra observada de 60 a 70 centímetros, em média, em 2005.
Isto representa 1,6 vezes mais do que a média anual durante a década de 90.
Se a tendência se mantiver, Haeberli acredita que várias geleiras vão desaparecer em décadas. Elas possuem normalmente dezenas de metros de espessura.
No ano passado, o Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras previu que os Alpes perderão 75% de suas geleiras durante este século.

Comunidades


O mundo está em suas mãos